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Triptofano: conheça seus 7 principais benefícios para a saúde

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Alcançar uma boa qualidade de vida depende de uma série de fatores, como alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, boas noites de sono, diminuição do estresse, entre outros. Mas, onde o triptofano entra nessa?

Bom, existem determinados nutrientes que potencializam ainda mais a sensação de bem-estar. Assim, os benefícios do triptofano, por exemplo, abrangem a melhoria da qualidade do sono e a redução do estresse, auxiliam no tratamento da depressão e muito mais.

Ficou interessado em conhecer melhor esse aminoácido e como ele pode ajudá-lo? Hoje, falaremos sobre o que é o triptofano e quais os benefícios que ele traz para a saúde.

O que é o triptofano?

O triptofano é um aminoácido essencial que auxilia na sintetização da serotonina, conhecida também como o hormônio do prazer. Esse nutriente é usado pelo cérebro ao lado de outros componentes, como o magnésio, a vitamina B3 e a niacina, realizando a produção da serotonina.

Mesmo sendo um aminoácido essencial, o triptofano não é produzido pelo nosso corpo. Por isso, deve ser absorvido de outras formas, ok? A principal delas é na alimentação.

Então, anota aí alguns dos alimentos ricos em triptofano:

  • Chocolate amargo;
  • Semente de abóbora;
  • Nozes;
  • Tofu;
  • Linhaça;
  • Arroz integral;
  • Aveia;
  • Leguminosas;
  • Peixes.

Além disso, é possível ingerir suplementos alimentares que tenham o triptofano. Porém, é importante lembrar que o seu consumo deve ser feito com orientação de um médico ou nutricionista.

Quais são os benefícios do triptofano?

Como dissemos no início do texto, esse aminoácido essencial favorece uma maior qualidade de vida, promovendo diversas vantagens, como:

  1. Redução de estresse;
  2. Regulação do sono;
  3. Prevenção e auxílio no tratamento da depressão;
  4. Redução da hiperatividade;
  5. Controle do peso;
  6. Melhora do humor;
  7. Promove o desempenho nas atividades físicas.

Confira agora o que significa cada uma delas:

1. Redução do estresse

O triptofano consegue diminuir marcadores bioquímicos do estresse, como o hormônio cortisol. Apesar de ser importante para o organismo, em níveis altos, o cortisol provoca mal-estar por elevar o estresse. Então, o triptofano consegue balancear sua quantidade e, assim, melhorar nosso humor.

2. Regulação do sono

A serotonina e a melatonina são dois hormônios que ajudam a aprimorar a qualidade do sono e ambas são produzidas a partir do triptofano. Dessa forma, ao consumi-lo, você é capaz de ter uma melhor noite de sono.

Além disso, pessoas que dormem mal são mais propensas ao consumo de uma maior quantidade de gorduras e açúcares refinados. Assim, elas acabam ingerindo menos vegetais e adotando uma rotina de refeições em horários irregulares.

Tudo isso acaba se tornando um ciclo vicioso. Afinal, se você não se alimenta bem, o seu organismo tem menos triptofano. E, como consequência, as suas noites de sono não apresentarão a qualidade ideal.

3. Prevenção e auxílio no tratamento da depressão

A serotonina é um neurotransmissor fundamental no tratamento da depressão, já que promove a sensação de bem-estar. Aliás, grande parte dos medicamentos que visam tratar essa doença tem a serotonina como um dos seus principais componentes.

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Desse modo, o triptofano, que também ajuda na produção desse neurotransmissor, é um ótimo aliado na prevenção e no tratamento de depressão. Inclusive, é comum que pacientes com depressão forte apresentem níveis baixos de triptofano. Portanto, aumentar seu consumo pode melhorar o estado emocional de quem tem esse transtorno.

4. Redução da hiperatividade

Um dos benefícios do triptofano também abrange as pessoas que têm hiperatividade. Isso porque foi constatado que crianças que apresentam o déficit de atenção e a hiperatividade têm metade da quantidade de triptofano em comparação àquelas que não têm nenhum desses transtornos.

Além disso, esse aminoácido essencial, por produzir serotonina, consegue proporcionar um efeito sedativo e calmante para quem sofre com a hiperatividade.

5. Controle do peso

O triptofano também ajuda no emagrecimento, pois consegue controlar a ansiedade, que faz algumas pessoas terem vontade de comer de forma exacerbada. Aliás, a redução de produção de serotonina está ligada ao aumento do consumo de carboidratos, o que também pode provocar o aumento do peso.

Em muitos casos, a alimentação se relaciona com os alimentos. Pessoas que sofrem de ansiedade e depressão, frequentemente, ingerem maior quantidade de determinados alimentos, como chocolate, para ter a sensação de prazer, que é provocada pela produção da serotonina.

Logo, ao consumir alimentos com triptofano e usar os suplementos alimentares que tenham esse aminoácido na composição, a ingestão exagerada de alimentos que dão prazer é reduzida e, assim, torna-se possível controlar o peso.

6. Melhora do humor

O triptofano é capaz de melhorar consideravelmente o humor, além de diminuir a agressividade das pessoas. Afinal, como já apontamos, a ausência desse aminoácido essencial no corpo provoca uma queda na produção de serotonina, que afeta diretamente o humor.

7. Promove o desempenho nas atividades físicas

Para quem pratica exercícios físicos, também existem benefícios provenientes do triptofano. Isso porque ele se relaciona com o limiar da dor e com as respostas do comportamento humano frente ao estímulo da dor.

Nesse sentido, é possível conquistar a redução da sensação de cansaço tanto em exercícios de longa duração quanto em atividades de curta duração. Portanto, o triptofano dá ao atleta uma menor percepção do cansaço e do esforço durante o treino.

Por que ingerir suplementos de triptofano?

Como você pôde notar, existem diversos benefícios do triptofano, por isso, adotá-lo na sua rotina se torna importantíssimo. Caso contrário, é possível notar um maior nível do estresse, problemas de humor, falta de qualidade de sono e muito mais.

Sendo assim, além de ingerir alimentos que contenham esse aminoácido, também vale a pena aderir aos suplementos alimentares. Nesse caso, eles podem ser consumidos em cápsulas, pó ou comprimidos.

A dose ideal vai variar de acordo com cada pessoa, por isso, é fundamental buscar auxílio profissional. Afinal, existem riscos ao consumir doses altas de triptofano, que podem levar à síndrome serotoninérgica. Isso acontece quando existe uma produção exagerada de serotonina.

Ainda, é importante destacar que o suplemento não é um substituto dos alimentos. Portanto, você deve continuar com os seus hábitos alimentares saudáveis e enxergar os suplementos como aliados.

E aí, você já sabia todos os benefícios do triptofano? Nossa dica é manter uma alimentação saudável e complementá-la com a suplementação desse aminoácido, se necessário. Mas, não deixe de consultar seu médico ou nutricionista, ok?

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