Quais ingredientes não podem faltar nas suas receitas fitness?

12 minutos para ler

Sharing is caring!

Não é nenhum mistério que a gastronomia saudável vem ganhando cada vez mais espaço na rotina das pessoas, né? Produzir receitas fitness já faz parte do dia a dia de diversos indivíduos que buscam uma realidade mais saudável não só para alcançar objetivos estéticos, mas também para viver uma história repleta de bem-estar.

O fato é que muitos ainda se questionam sobre como realizar essas receitas e a sua real importância no dia a dia. Bom, com a variedade de ingredientes utilizados e optando pelos condimentos certos, você conquista uma série de benefícios, como a aceleração do seu metabolismo, a regulação das funções orgânicas e a facilidade em aumentar a massa magra – que é benéfica tanto pra quem quer ficar forte quanto pra quem quer perder peso, por exemplo.

Para aprofundar os seus conhecimentos no estilo de vida saudável, nós queremos compartilhar com você as melhores receitas fitness para que o bem-estar seja uma consequência natural e muito bem-vinda no seu dia a dia.

Qual a importância das receitas fitness?

Antes mesmo de conhecer as melhores receitas da gastronomia fit, é fundamental reconhecer a sua importância. Cada vez mais percebemos o aumento dos alimentos processados e das rápidas estratégias de consumo, muito estimuladas pela compreensão de que não temos tempo para nada, muito menos para preparar nossos próprios condimentos.

Mas, assim, sejamos sinceros… com organização e cuidado, é possível descobrir receitas altamente funcionais e de rápido preparo que se encaixam em qualquer rotina. Você só vai, provavelmente, precisar mudar alguns hábitos para que isso se torne possível.

É por isso que as receitas fitness desempenham um papel importante para garantir o nosso bem-estar: elas representam o investimento de tempo na sua saúde – e o seu maior bem é o seu tempo, cara! Nada melhor do que gastá-lo buscando aprimorar a sua qualidade de vida de maneira natural e fluida! <3

Nesse sentido, ter em mente o conceito de equilíbrio é um passo fundamental para garantir que a sua alimentação realmente seja funcional.

Em outras palavras, gostamos de pensar que não existe um alimento ruim, mas sim uma alimentação ruim. O equilíbrio entre frutas, verduras e vegetais deve ser feito sempre em parceria com carboidratos, fibras e proteínas, já que cada área da clássica pirâmide alimentar tem uma função especial no nosso organismo.

Isso quer dizer, então, que o grande foco da gastronomia fit não é te entuchar de um monte de alimentos sem sabor, sem sal e sem gorduras para ter um corpo saudável de blogueira fitness padrão. Muito pelo contrário: alimentar-se bem é buscar receitas que exploram o gosto natural dos ingredientes, recorrendo ao auxílio de temperos, preparo com cuidado e harmonização entre as refeições. Se a natureza nos dá coisas tão perfeitinhas, por que a gente não tentaria utilizar elas da melhor maneira?

Vale lembrar, ainda, dois aspectos que correm juntinho com as suas receitas fitness, e garantem mais qualidade de vida: prática de atividade física e alimentação regulada. Quando falamos de uma vida mais saudável, precisamos ter em mente que a ingestão de vitaminas e minerais não é milagrosa. Afinal, nenhum alimento é milagroso, né?

Isso quer dizer que não basta consumir verduras, frutas e legumes constantemente se não criamos um equilíbrio entre o que comemos e o que praticamos no nosso dia a dia. Com essa dica, fica muito mais fácil desenvolver uma rotina que traga benefícios alinhados com seus objetivos, seja o de conquistar mais saúde, seja o de aumentar a sua performance.

Quais ingredientes não podem faltar?

No último tópico você pôde perceber que é fundamental utilizar uma série de ingredientes para construir um cardápio que fortaleça a sua saúde. Para que isso seja eficiente, é fundamental identificar o seu objetivo com a alimentação. Mas, o que isso quer dizer?

Precisamos nos alimentar com a consciência de que estamos em busca de algo com aquilo que ingerimos. Ou seja, cada refeição deve representar um passo a mais em busca das nossas metas pessoais, que podem ser desde o emagrecimento, a tonificação e hipertrofia, ou até o simples desejo de manter uma vida saudável.

Nesse sentido, cada objetivo conta com seus próprios ingredientes que devem ser utilizados em diferentes proporções a fim de auxiliar o seu corpo a conquistá-lo. Por exemplo, o frango e batata-doce são dois condimentos essenciais para quem busca o aumento da massa muscular, mas que devem ser consumidos em menores proporções para quem quer emagrecer. Mas, assim, quem vai te indicar exatamente o que é melhor para o seu organismo, e para os seus objetivos, sempre é um profissional da saúde, tá?

Para facilitar a compreensão, separamos os principais ingredientes que precisam estar no seu cardápio de acordo com suas metas pessoais. Dê uma olhadinha:

  • oleaginosas: as nozes, castanhas e amêndoas são essenciais para qualquer objetivo, pois são fontes de proteínas e gorduras saudáveis;
  • frutas: perfeitas para lanches matinais e vespertinos, é recomendado o consumo de cinco porções por dia, preferencialmente acompanhadas por uma porção de oleaginosas da sua escolha;
  • sementes: especialmente a chia e a linhaça, já que ambas são fonte de ômega 3, que ajuda no aumento de massa muscular e aprimoram a performance nos treinos de força;
  • aveia em flocos: ideal para quem busca o emagrecimento saudável e a manutenção da qualidade de vida, já que estimula a sensação de saciedade e é rica em fibras;
  • batata-doce: um carboidrato com baixo índice glicêmico e extremamente saudável, oferecendo energia para os treinos;
  • tapioca: livre de glúten, ela é um carboidrato de rápida absorção, potencializando a recuperação muscular;
  • abacate: repleto de boas gorduras, a fruta promete ação anti-inflamatória e antioxidante;
  • ovos: ideal para todos os objetivos, o ovo é uma proteína de alto valor nutricional;
  • carnes, aves e frutos do mar: dê preferência a cortes magros, como filé mignon, lombo de porto, alcatra, maminha, coxão mole e duro, e contrafilé. Para os frutos do mar, peixes magros, camarão, lula e mariscos são sempre boas opções, desde que cozidos, ensopados e assados;
  • hortaliças e vegetais: a dica aqui é buscar por variedades que você gosta, para não enjoar do sabor;
  • gengibre e pimenta: são alimentos termogênicos naturais que potencializam o seu metabolismo de maneira saudável;
  • iogurte: perfeito para lanches, esse produto natural e desnatado é uma excelente opção para comer com frutas;
  • água: indispensável para qualquer rotina, consumir pelo menos dois litros de água por dia é fundamental para manter o seu corpo funcionando corretamente;
  • alimentos integrais: os grãos e fibras integrais são ótimos para regular o seu intestino e consumir os carboidratos certos.

Como usar whey no preparo de alimentos?

Uma das grandes dúvidas de quem busca receitas fitness é a utilização do whey protein. Por ser um excelente suplemento proteico, o produto pode ser aplicado de maneira complementar à alimentação.

Com isso em mente, podemos facilmente afirmar que quando ele é utilizado de maneira consciente, auxilia o seu organismo a reduzir o acúmulo de gorduras sem perder de vista o desenvolvimento de uma vida saudável.

Portanto, o whey pode ser utilizado em receitas como panquecas, sucos, shakes de proteína e sobremesas — principalmente muffins integrais, brigadeiros fit e mousse de whey. Consequentemente, além de você construir uma rotina mais saudável, você consegue consumir doces e lanches que encham barriga de verdade, e que trazem mais qualidade de vida – e a longo prazo!

Quais as principais receitas fitness e como prepará-las?

Até agora, comentamos sobre a importância da gastronomia fit e os principais ingredientes que devem estar à sua disposição, né? Mas, provavelmente, você deve estar se perguntando: “afinal, quais são essas receitas tão poderosas que garantem uma melhor qualidade de vida?”.

Nos próximos tópicos, separamos receitas altamente funcionais que colaboram para a melhora na sua saúde. Mas antes de começarmos, precisamos sempre lembrar que nenhuma refeição é capaz de promover instantaneamente o seu bem-estar.

Como explicamos no início do artigo, alinhar a alimentação saudável à prática de atividade física é uma estratégia eficiente que traz bons resultados ao longo do tempo. E outra, nada melhor do que ficar animadona por causa da endorfina, né? Amo!

Assado bovino com legumes e vegetais

Para essa receita, asse dois pedaços de peito bovino, temperando-os com sal marinho, pimenta a gosto, dois dentes de alho e meia xícara de chá de vinho branco, caso queira um sabor especial. Para completar, é só refogar os legumes da sua escolha para servir em conjunto com o prato, complementando com salada de folhas verdes.

Salada de atum com quinoa

O atum é um dos melhores peixes para uma boa alimentação. Nessa receita, você pode utilizar folhas verdes da sua escolha, temperando-as com uma pitada de sal marinho, pimenta a gosto e uma colher de chá de azeite de oliva. Em seguida, é só adicionar o atum desfiado e a quinoa para ter uma refeição completa.

Panquecas de aveia com banana

Para essa receita, você precisará de:

  • farinha de aveia.
  • uma banana média amassada.
  • dois ovos.
  • essência de baunilha ou uma colher de chá de mel.
  • uma colher de chá de fermento químico em pó.
  • pasta de amendoim para completar.

Comece misturando os ingredientes delicadamente em uma vasilha, acrescentando o fermento por último. Daí, é só aquecer uma frigideira e despejar a mistura, esperando as bordas ficarem douradas e, então, vai virando a panqueca para assar o outro lado. Pronto, é só servir com um suco ou café para ter uma refeição matinal reforçada e cheia de fibras e proteínas!

Frango recheado com ricota e espinafre

O frango recheado é uma receita famosa e muito utilizada pelas pessoas que buscam melhorar o seu desempenho físico. Nesse prato, você pode utilizar a ricota e o espinafre refogado para recheá-lo, misturar em uma frigideira e preencher o peito de frango antes de assá-lo. Para finalizar, você pode consumir a refeição acompanhada de salada, arroz integral e um suco natural.

Wrap mediterrâneo

Para quem tem pouco tempo na rotina, o wrap mediterrâneo é uma excelente alternativa para um almoço leve e saudável. Para montá-lo, escolha um pão folha de massa integral, iogurte natural desnatado, condimentos a gosto, tomate seco, rúcula e muçarela de búfala. Daí é só temperar o iogurte, adicioná-lo ao pão e complementar com os ingredientes restantes.

Talharim de abobrinha, cenoura e tomate

Quem disse que carboidrato não deve ser consumido em dietas equilibradas não poderia estar mais enganado. Nessa receita, opte pelo talharim tricolor e refogue a abobrinha, cenoura e o tomate para adicionar ao macarrão, temperando com azeite e uma pitada de sal marinho. Aproveite para servi-lo com a salada da sua escolha e harmonizá-lo com um suco refrescante de laranja ou limão.

Quibe de abóbora com ricota

Quem é vegetariano e busca formas alternativas de uma alimentação saudável, o quibe de abóbora é uma excelente opção. Para prepará-lo, basta misturar a farinha de quibe, purê de abóbora japonesa, hortelã e salsinha picada, uma pitada de sal marinho, azeite de oliva e a ricota. Em seguida, basta formar os pequenos quibes e colocá-los para assar.

Espaguete de abobrinha

Diferentemente do macarrão tradicional, o espaguete de abobrinha pode ser feito com o próprio legume. Para isso, você precisa cortá-la em formato de espaguete e, em seguida, acrescentar outros ingredientes para complementar a massa, como tomate, alho-poró, cenoura, alho e cebola. Além disso, harmonizá-la com uma salada de folhas verdes regada a azeite garante um prato extremamente saboroso.

Salada tabule de quinoa

Para concluir, outra salada rica em nutrientes é o tabule de quinoa. Utilizando cebolas cortadas em pequenos cubos, tomates, salsinha, hortelã, azeite extravirgem, suco de limão e quinoa em flocos ou em grãos, você consegue uma refeição cheia de vitaminas do complexo B, magnésio, vitaminas E, cálcio e fibras.

Como preparar receitas fitness?

Iniciamos o nosso artigo explicando que precisamos de cuidado e organização para realizar o bom preparo de receitas fitness, lembra? Pois é, ainda que algumas sejam de rápida realização, é fundamental ter consciência de quais ingredientes estão sendo utilizados para garantir o seu bem-estar. Afinal, nada melhor do que saber exatamente o que você está colocando pra dentro desse templo precioso que é o seu corpinho mara, né?

Por isso, a nossa dica é conferir a procedência dos condimentos escolhidos, dando preferência aos alimentos orgânicos e naturais. Isso faz com que suas refeições tenham um sabor extraordinário, além de colocar os cuidados com o seu corpo em primeiro lugar.

Além disso, caso você não tenha muito tempo na sua rotina, é possível reservar um momento do seu dia para o preparo das refeições da semana inteira, guardando em porções separadinhas no seu congelador. Isso, além de auxiliar a manutenção da sua reeducação alimentar, fortalece o consumo de ingredientes que realmente contribuem para melhorar a sua saúde – e organiza sua vida né??

Viu só como as receitas fitness podem ser produzidas facilmente no seu dia a dia? Ao investir nelas, você dá mais um passo na busca dos seus objetivos, independentemente de quais eles sejam! Portanto, lembre-se de construir uma dieta super balanceada e equilibrada, com carboidratos, legumes, verduras e frutas na proporção perfeita. E de sempre consultar um profissional da saúde, tá? Cada corpo reage de um jeito aos alimentos, e só um profissional da saúde vai saber direitinho que é melhor pra você, pros seus objetivos e pro seu organismo =)

E então, gostou das nossas dicas? Se você conhece amigos que adorariam conhecer e preparar com você as melhores receitas saudáveis, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário