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Colágeno: conheça agora seus principais benefícios

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Ter a pele mais firme, unhas saudáveis e articulações e ossos fortalecidos, por exemplo, são alguns dos benefícios do colágeno. Essa é uma substância proteica de origem animal que está presente no nosso corpo, distribuída entre os ossos, os músculos, as articulações e a tão visada pele.

Com passar dos anos, a queda dos níveis de colágeno no corpo é normal. No entanto, a carência dessa proteína afeta especialmente as mulheres, que podem apresentar enfraquecimento dos músculos, densidade óssea reduzida e cútis com pouca elasticidade.

Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Descubra nesse artigo quais sintomas denotam a queda do índice de colágeno no corpo e quais são os benefícios da reposição de colágeno, além da mais nova novidade do mercado: o colágeno hidrolisado com vitamina C.

Os sinais de que o colágeno no organismo está baixo

Como vimos, existe uma grande quantidade de colágeno na superfície da pele, incluindo os cabelos e integrando também a musculatura e as articulações. Nesse sentido, a deficiência dessa proteína interfere diretamente na saúde desses sistemas. E alguns dos sintomas mais comuns da deficiência são:

  • Fios de cabelos diminuindo em espessura;
  • Flacidez elevada e pouca elasticidade na pele;
  • Aparecimento de rugas e linhas de expressão;
  • Pele com estrias e com aspecto desidratado;
  • Articulações doloridas e enfraquecidas.

Quando esses sintomas aparecerem, é recomendável reforçar a alimentação, recheando o prato com carnes, ovos, feijão, frutas vermelhas e também gelatina. Ainda, é fundamental realizar a suplementação, que pode ser tanto por meio de cápsulas, quanto em pó.

Os benefícios do colágeno para o organismo

Muitas pessoas recorrem a tratamentos estéticos para tentar reverter o envelhecimento da pele. Algumas dessas intervenções podem até ser eficientes, mas outras não. Isso porque tratamentos estéticos geralmente atuam exteriormente à pele e não suplementam o uso do colágeno.

Descubra, agora, os principais benefícios dessa proteína:

  1. Retardamento do envelhecimento da pele;
  2. Fortalecimento de ossos e articulações;
  3. Reconstrução muscular;
  4. Manutenção de cabelos e unhas mais saudáveis.

1. Retardamento do envelhecimento da pele

A nossa pele tem fibras que a mantêm firme e saudável. Porém, essas fibras vão sendo perdidas com o passar dos anos. Em decorrência disso, há o surgimento de rugas e de linhas de expressão, além de um aspecto de flacidez. 

Dentre essas fibras que compõem a pele, está o colágeno. Por isso, sua reposição é recomendada para reverter o processo de envelhecimento.

2. Fortalecimento de ossos e articulações

Os benefícios do colágeno vão muito além de manter a pele bonita. Essa proteína também é capaz de ajudar na prevenção da osteoporose e de outras doenças que acometem as articulações. Isso porque, de modo geral, a partir dos 35 anos, acontece uma perda anual do colágeno nos ossos e nas articulações, deixando-os mais frágeis e suscetíveis a dores e desgastes.

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Sendo assim, a reposição dessa proteína pode auxiliar na redução de dores nas cartilagens e pode servir de tratamento complementar para doenças reumáticas, como a espondilite anquilosante.

3. Reconstrução muscular

‌O colágeno também contribui para a saúde muscular. Isso porque ele atua na recuperação muscular após a prática de exercícios físicos e também aumenta a massa magra. Por ser facilmente digerido, ele também promove saciedade, o que o faz adiar a fome.

Quando utilizado durante uma atividade física regular, o colágeno ajuda a reduzir o tempo de recuperação dos músculos entre os treinos. Com essas características, ele é altamente recomendável para praticantes de atividades físicas mais leves e mais intensas.

4. Manutenção de cabelos e unhas mais saudáveis

O colágeno atua como um cosmético que trabalha a favor da saúde do cabelo e das unhas. Isso porque ele compõe a matriz na qual os minerais se fixam para garantir a resistência e o brilho.

Por isso, a ingestão de colágeno associada a outros ingredientes, como cálcio, vitaminas e aminoácidos, potencializa o crescimento. Nesse sentido, se as suas unhas estão frágeis ou os fios estão muito quebradiços, é interessante investir na suplementação da proteína.

O colágeno hidrolisado e a vitamina C

O colágeno hidrolisado é uma das versões obtidas a partir do colágeno natural. Ele é muito mais suscetível a dissolver em água e tem o seu teor proteico bastante elevado. Isso faz com que, ao chegar ao organismo, ele seja quebrado e direcionado em grande quantidade para a pele, para as unhas e para os cabelos.

Hoje em dia, desenvolveu-se uma novidade que otimiza os efeitos dessa proteína: o colágeno hidrolisado com vitamina C. Essa é uma substância que atua diretamente na síntese do colágeno, fazendo com que haja aumento nos níveis da proteína no organismo. Sendo assim, o colágeno hidrolisado que contém vitamina C atua mais efetivamente no crescimento e na reparação do tecido conjuntivo.

A frequência para consumir o colágeno hidrolisado

A quantidade de ingestão do colágeno hidrolisado varia de acordo com o nível dessa proteína no organismo. E pessoas que já apresentam sinais de queda de seus níveis devem recorrer a uma suplementação.

No entanto, de modo geral, recomenda-se tomar duas cápsulas, duas vezes ao dia. Ou seja, quatro cápsulas ao dia. Para o colágeno em pó, é recomendável misturar 2 scoops (que é o equivalente a 10 g) em 10 ml de água ou de outra bebida, apenas uma vez ao dia. Assim, a recomendação é tomar logo depois de acordar ou antes de dormir. É importante destacar que essas doses de colágeno podem variar de acordo com a orientação de um profissional habilitado.

Essas foram algumas informações sobre os benefícios do colágeno. É fundamental ter em mente que uma alimentação balanceada também é muito importante para a efetividade da substância no corpo. Sendo assim, você pode recorrer à suplementação, mas é importante sempre manter na dieta alimentos que tenham essa proteína.

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