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Ômega 3: fique por dentro de suas principais vantagens

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Você já ouviu falar sobre o ômega 3, mas não faz ideia do que ele é e também não conhece as vantagens para o organismo? Isso é normal!

A busca por um estilo de vida saudável nos leva a pesquisar alternativas de substâncias que façam bem à saúde para colocarmos no nosso cardápio, mas nem sempre elas estão bem explicadas.

Nessa busca, é comum encontrarmos uma lista cheia de elementos que não sabemos o que são, como encontrá-los e quais os benefícios que cada um traz. Por isso, para que você aprenda tudo sobre o ômega 3, criamos este post destinado totalmente ao assunto.

Nele, você aprenderá: o que é, onde encontrar e quais são suas principais vantagens. Preparado? Então, bora iniciar a leitura com a gente!

O que é o ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura boa, que traz diversos benefícios ao organismo e faz muito bem à saúde. As principais características que o tornam positivo são os seus ácidos graxos, mais precisamente o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA).

É importante você saber que o nosso corpo não produz essas substâncias. Porém, quando ingerimos esses ácidos em forma de alimentos ou suplementos, há uma grande melhora da função celular. Por isso, incluí-los no cardápio é tão importante.

Quais são as principais vantagens do ômega 3?

Bom, vamos falar sobre o que interessa! Afinal, quais são as vantagens que o ômega 3 oferece para quem o consome? Nós podemos citar:

  1. Prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico;
  2. Potencialização do desempenho nos treinos;
  3. Melhora da saúde do coração;
  4. Ação anti-inflamatória;
  5. Auxílio na função cognitiva.

Veja agora o que significa cada uma delas!

1. Prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico

Uma das principais vantagens do ômega 3 é a possibilidade de prevenção dos probleminhas que podem surgir no nosso organismo com o passar dos anos. Assim, a primeira ação da substância para proteger o nosso corpo é o fortalecimento do sistema imunológico.

Isso acontece porque o ômega 3 consegue alterar a membrana celular, aumentando a função endotelial, que tem como principal ação defender o organismo. Desse maneira, com o sistema imunológico forte, inúmeros desconfortos que podem ser muito ruins para a saúde – como os problemas crônicos – tendem a se manter afastados.

Além disso, se a ingestão de ômega 3 também for combinada com a atividade física, os níveis de triglicerídeos no sangue, ou seja, a quantidade de gorduras ruins, podem ser controlados.

2. Potencialização do desempenho nos treinos

Se você está preocupado com a saúde, provavelmente se mantém ativo por meio de exercícios, certo? Então, você vai curtir essa outra vantagem incrível do ômega 3: ele ajuda a potencializar os treinos físicos.

Isso mesmo! O seu desempenho esportivo pode melhorar com o consumo de ômega 3. A explicação para esse fato é que o nutriente ajuda o corpo a absorver oxigênio, aumentando a capacidade aeróbia e, assim, a performance. Além disso, ele também ajuda a irrigar corretamente os músculos, facilitando o ganho de força.

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3. Melhora da saúde do coração

Lembra que dissemos que o ômega 3 mantém outros probleminhas afastados? Pois é, eles são aqueles que costumam afetar principalmente a saúde do coração e podem ser prevenidos com a ingestão dessa gordura boa.

Essa prevenção é potencializada pelo ômega 3 porque o nutriente é um importante redutor do nosso colesterol ruim (LDL). Essa substância, quando em excesso no nosso organismo, pode entupir os vasos sanguíneos, dificultando o fluxo do sangue e sobrecarregando o nosso coração.

4. Ação anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória que o ômega 3 fornece ao nosso corpo é considerada por muitos uma das principais vantagens do nutriente. Isso acontece porque ele eleva a concentração de substâncias (prostaglandinas) que auxiliam no combate da inflamação.

Algumas das principais partes do corpo protegidas por essa ação são as articulações. A substância reduz as inflamações articulares e diminui, assim, as dores no nosso corpo.

5. Auxílio na função cognitiva

A última vantagem que separamos para você sobre o ômega 3 é a ação positiva que a substância tem na nossa função cognitiva.

O nosso cérebro é constituído, em sua maior parte (60%) de gordura, sendo que a principal substância é o DHA, lembra-se dela? Falamos lá em cima que esse é um dos principais ácidos graxos presentes no nutriente.

Ter um DHA baixo pode afetar a função cognitiva, levando à perda de memória e a outros problemas comuns no envelhecimento, como o Parkinson. Em contrapartida, uma ingestão satisfatória de ômega 3 ajuda a manter o funcionamento adequado das funções cerebrais, deixando esses problemas bem longe!

Onde encontrar o ômega 3?

Se você chegou até aqui, já entendeu o quanto esse nutriente é importante para o seu corpo. Então, agora é o momento de descobrir onde você pode encontrá-lo.

Basicamente, há duas possibilidades: por meio da alimentação ou da suplementação. Bora ver cada uma delas agora!

Na forma de suplementação, você encontrará o ômega 3 em cápsulas, assim como o da Mais Mu! Apesar de haver a possibilidade de encontrá-lo nos alimentos, é muito difícil conseguir ingerir a quantidade adequada somente por meio da dieta. Por isso, a suplementação costuma ser bastante indicada.

Vale lembrar, no entanto, que a suplementação auxilia, mas que a dieta também deve colaborar. Portanto, anote aí a lista de alimentos ricos em ômega 3 para entrar no seu cardápio:

  • Peixes de água fria: salmão, linguado, atum e sardinha;
  • Óleos vegetais: óleo de canola ou azeite;
  • Sementes: chia, linhaça e cânhamo;
  • Oleaginosas: pistache, amêndoas, nozes e castanhas;
  • Leguminosas: ervilha, feijão, grão-de-bico e soja;
  • Folhas verdes: brócolis, espinafre e couve.

Nesse sentido, vimos que o ômega 3 é uma importante substância para o nosso corpo e, por isso, precisa estar em todas as dietas.

Logo, para ter uma qualidade de vida cada vez melhor, não se esqueça de combinar as vantagens do ômega 3 com uma dieta equilibrada e com a prática de exercícios físicos.

Gostou do nosso post? Agora que você já conhece todas as vantagens do ômega 3 e como esse nutriente é importante para o nosso corpo, que tal aprender um pouco mais sobre saúde? Então, fica mais um pouquinho por aqui e dá uma olhadinha nos nossos outros posts!

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