Low Carb Low Carb

Low Carb: descubra o que é essa dieta e como ela funciona

5 minutos para ler

Sharing is caring!

Existe todo um bafafá em volta da famigerada e super disseminada dieta low carb. Ela é uma dieta cada vez mais conhecida por aí, gerando dúvidas em muita gente, e sendo pauta até de muita fake news por aí.

Várias celebridades e influencers adotaram essa alimentação como estilo de vida, e incentivam suas comunidades a fazerem o mesmo. Mas, assim… o que diabos é mesmo essa tal de dieta low carb?

A tradução literal de low carb quer dizer baixo carboidrato, e essa dieta promete resultados rápidos, mais saúde e disposição. Mas será mesmo que ela entrega tudo isso? É possível aderir a esse cardápio sem viver uma vida muito restritiva? O que posso ou não posso comer? As respostas para essas e outras perguntas você encontra neste post. Bora?

O que é a dieta low carb?

A low carb é uma dieta de baixo carboidrato que tem como base os vegetais, além de proteínas e gorduras do bem. Ou seja, é “low carb” e não “no carbs” (como muita gente pensa). Diferentemente da dieta Atkins, por exemplo, que também restringe os carboidratos, mas são os alimentos proteicos e gordurosos que tomam conta do cardápio, sem sobrar espaço para as plantinhas.

A intenção dessa alimentação é manter a glicose sanguínea em um nível okay e evitar o pico de insulina, que é o que faz a gente acumular aqueles pneuzinhos, sabe? 

Nela, a gente não precisa contar calorias, o que é bem legal. Mas isso não significa que pode comer tudo o que vê pela frente como se não houvesse amanhã – muito pelo contrário! O limite é sempre a saciedade, e não o barrigão estufado.

Quais são os benefícios?

Essa dieta pode trazer vários benefícios ao organismo, se ela for de fato adequada para o seu organismo. Isso quer dizer que, antes de adotá-la, é preciso consultar um nutricionista. No final das contas, a gente quer mais saúde, não mais um problema, e só um profissional da saúde será capaz de indicar a melhor dieta para o seu biotipo.

Muito além de uma dieta que ajuda no emagrecimento, a low carb pode te ajudar a:

  • Aumentar a sensação de saciedade, por se tratar de uma dieta que prioriza o consumo de proteínas;
  • Aumentar o bem-estar, também em função da priorização do consumo de proteínas;
  • Prevenir a diabetes, já que a molécula do carboidrato, quando quebrada, vira um açúcar e vai direto para a corrente sanguínea.

Quais alimentos consumir?

Para algumas pessoas, a low carb é uma dieta restritiva, já que retira grande parte dos carboidratos, dependendo do objetivo. Quem quer emagrecer, tem o cardápio um pouco mais enxuto que alguém que precisa apenas manter o peso.

No processo de emagrecimento, apenas algumas frutas são liberadas, como coco, abacate, limão, maracujá e frutas vermelhas. Já na manutenção, todos esses itens voltam para o menu. Assim acontece com os tubérculos e as raízes, como mandioca e batata.

No entanto, há uma grande variedade de alimentos que pode ser consumida: queijos amarelos, carnes de todos os tipos, ovos, peixes e oleaginosas, além dos vegetais, são comidas liberadas nessa alimentação. Vai dizer que não é uma delícia? Dá para fazer muita receitinha gostosa!

Além disso, o mercado está muito melhor preparado para quem quer seguir uma dieta low carb, com várias opções de pãezinhos e farinhas de baixo índice glicêmico, por exemplo.

A dieta low carb é para todo mundo?

Como qualquer dieta, a low carb mais restrita tem indicações específicas, como tratar algum problema de saúde. Por isso, ela não deve ser feita por qualquer pessoa sem prescrição e acompanhamento de um nutricionista.

Até porque nos primeiros dias alguns sintomas bem desagradáveis podem acontecer, como dores de cabeça, tonturas e náuseas. Isso tudo vem do processo de mudança do organismo e é normal, mas deve ser supervisionado por um profissional.

Além disso, crianças, adolescentes, gestantes, idosos e lactantes não podem restringir os carboidratos radicalmente. Sendo assim, a low carb é contraindicada para quem faz parte desses grupos.

Porém, nada impede que você assuma uma alimentação mais saudável baseada em seus princípios, comendo mais plantas, proteínas e gorduras boas e reduzindo os carboidratos refinados, como o açúcar e a farinha branca.

Resumindo o que é low carb: uma dieta de baixos carboidratos e que tem como base os vegetais, as gorduras do bem e os alimentos proteicos. Ela pode ser bem vantajosa quando feita certinha, trazendo vários benefícios ao organismo, mas também pode ser um tiro no pé pra quem busca uma alimentação saudável, se não for acompanhada de perto por um profissional da saúde.

Tecnicamente, a dieta pode ser considerada “low carb” se os carboidratos representarem menos de 55% dos macronutrientes dela. Ou seja: dá pra ser low carb comendo arroz e feijão =)  

Por falar em proteínas e tal, você acha que whey é só para quem malha pesadão? Dá uma olhada no post e veja que não é bem assim que acontece!

Posts relacionados

Deixe um comentário