Conheça o mindful eating: uma tendência da alimentação saudável

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Mindful eating é um termo originário de duas palavras. A primeira delas é mindfulness, que significa estar atento, e a segunda é eating, que quer dizer comer, em inglês. Dessa forma, o termo pode ser entendido como a prática de comer com atenção plena ou a partir de uma alimentação consciente. 

Essa prática, que não é uma dieta, tem revolucionado a maneira como comemos atualmente. Trata-se de uma forma de deixar de ingerir alimentos rapidamente e sem saboreá-los e de tomar uma postura de aproveitar melhor a experiência proporcionada pela comida, tendo consciência do que o organismo precisa naquele momento. 

Quais os benefícios do mindful eating?

A vida cotidiana faz com que nós tenhamos uma relação quase que atropelada no que diz respeito à alimentação. Os resultados disso podem ser comer por ansiedade, ter uma digestão ineficiente e não sentir prazer no ato de comer. Com a prática do mindful eating, essas situações não ocorrem. Vejamos, a seguir, alguns benefícios dessa prática. 

Incorporação da alimentação ao propósito de vida

Com o mindful eating, a alimentação passa a fazer parte do estilo de vida. Isso quer dizer que a pessoa começa a conhecer quais os nutrientes que estão mais de acordo com o seu padrão físico e degustativo. Nesse sentido, a alimentação é utilizada para otimizar uma vida com maior bem-estar

Gerenciamento de emoções

Geralmente, as pessoas comem sem ter fome. Isso é gerado principalmente pela ansiedade. Com o mindful eating, é possível que a pessoa controle as suas emoções, evitando fazer escolhas alimentares que aumentam a ansiedade, e consiga perceber que o alimento não pode ser uma distração para as suas preocupações. 

Melhora na digestão e na absorção de nutrientes

O mindful eating permite que as pessoas comam com consciência, realizando a mastigação de maneira mais calma e eficiente. Essas características fazem com que o organismo tenha uma digestão mais facilitada, o que amplia a absorção de nutrientes. 

Como aplicar o mindful eating no seu dia a dia?

É preciso mudar alguns hábitos que temos frequentemente em relação à alimentação para introduzir o mindful eating no cotidiano. A seguir, confira algumas recomendações simples e que você pode começar a praticar, inclusive, a partir da sua próxima refeição. 

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Prepare-se para comer

Geralmente, as pessoas preenchem o seu prato de alimentos e quase que imediatamente já colocam a comida na boca. Com o mindful eating, você, primeiramente, vai selecionar os alimentos que trarão benefícios para a sua saúde, montando um prato colorido e bonito.

Em seguida, você deve se sentar em um lugar tranquilo e respirar fundo antes de dar a primeira garfada. Também é importante ficar desconectado do celular durante a refeição, mantendo plena concentração na comida. 

Tente saborear cada alimento

Você já tentou reparar qual é o tempero que foi colocado naquele arroz ou no cozido de batatas da comida do restaurante? Se não, com a prática do mindful eating, você consegue fazer isso.

Basta ter mais concentração a cada mordida, fechando os olhos em algumas garfadas para identificar qual é o tempero e qual é a textura do alimento. Essa ação também abrirá a possibilidade para sentir o cheiro e a temperatura daqueles ingredientes que fazem parte da sua refeição. 

Finalize a refeição com um agradecimento

Sabemos que os alimentos servem como doses diárias de prevenção de doenças. Portanto, cada alimento conscientemente digerido na nossa refeição deve ser tratado com gratidão. Sendo assim, agradeça pela refeição. Dessa maneira, você terá uma experiência mais prazerosa após o consumo. 

Essas foram algumas informações sobre mindful eating. É importante destacar que essa prática deve fazer parte de todas as refeições do seu dia a dia. Assim, você vai começar a perceber que elas serão mais saborosas e que você comerá menos por impulso. 

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