Entenda a importância da vitamina D para o organismo

4 minutos para ler

Sharing is caring!

Powered by Rock Convert

Todo mundo fala bem sobre a vitamina D, mas pouca gente sabe realmente o motivo disso. A vitamina D é um nutriente essencial para desempenhar funções fundamentais no organismo. Para se ter uma ideia, a importância dela está relacionada à saúde óssea e muscular, além de haver benefícios para a saúde mental

Por exemplo, a vitamina D melhora a absorção de fósforo e de cálcio no organismo, o que garante ossos e músculos fortalecidos. Ela também pode prevenir a depressão e melhorar o quadro de pessoas que já convivem com essa doença. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste texto e descubra onde e como encontrar a vitamina D. Além disso, descubra a relação dela com o sol e quais os sinais de que seus níveis estão baixos no organismo. Ao final, saiba como mantê-la ativa durante a quarentena. Confira! 

Em quais fontes alimentares pode ser encontrada a vitamina D?

A vitamina D está disponível em alguns alimentos, como leite animal, iogurte e também em peixes do tipo salmão, sardinha e atum. Ela também está presente em alguns vegetais, principalmente naqueles com tonalidades verdes, e em cogumelos.

Ela ainda pode ser encontrada por meio de suplementação. Concentrada em gomas, cápsulas ou comprimidos e em óleos, a vitamina pode ser adquirida facilmente em drogarias e farmácias. 

Como ocorre a absorção da vitamina D pelo organismo?

Embora seja encontrada em alimentos e em suplementos, a vitamina D é ativada por meio do contato com o sol. Isso porque os raios solares penetram na pele e desencadeiam reações que levam à ativação dessa vitamina.

Powered by Rock Convert

Uma vez ativada, a vitamina consegue que o intestino absorva melhor o cálcio e o fósforo. Esse processo de ativação faz com que seja realizada a reparação dos ossos e do funcionamento celular e neuromuscular.

Como saber se a vitamina D está baixa?

Somente exames laboratoriais podem identificar precisamente o nível de vitamina D no organismo. No entanto, existem alguns sintomas que são bastante comuns em pessoas que apresentam essa deficiência. Alguns desses são:

  • dor e fraqueza nos ossos;
  • sensação de cansaço, mesmo sem ter feito uma atividade física pesada;
  • espasmos musculares;
  • pensamentos depressivos.

Como conseguir a vitamina D durante o período de quarentena?

Com o atual cenário de pandemia da Covid-19 e a recomendação da Organização Mundial de Saúde de que as pessoas mantenham o isolamento social, tornou-se impossível frequentar espaços públicos que, geralmente, eram locais para se expor ao sol.

Nesse sentido, pessoas têm ficado mais em casa. No entanto, isso não quer dizer que elas devem evitar a exposição ao sol. É importante que o indivíduo encontre algum cantinho na casa com incidência do sol entre 10 horas e 15 horas.

Nesse tempo, a incidência dos raios é maior, o que promove a ativação metabólica da vitamina D. É importante que a exposição seja de 15 minutos por, pelo menos, três vezes por semana em algumas regiões, como braços ou pernas, que devem estar descobertos. 

Essas foram algumas informações sobre a importância da vitamina D. Muitas pessoas podem ficar relutantes em se expor ao sol com mais frequência, mas é preciso ter em mente a relevância de adotar hábitos saudáveis. Eles fazem com que a gente fique mais disposto e tenha menos necessidade de buscar um médico.

Gostou deste conteúdo e quer receber, diretamente em seu e-mail, diversas dicas de saúde? Assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário