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Definição muscular: tudo o que você precisa saber

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Ter um corpo saudável e definido é o desejo de muita gente. Para isso, sabemos que é preciso manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e contar com produtos para definição muscular.

A verdade é que existem diversos produtos com esse propósito — cada um atuando de maneira diferente no organismo. Por esse motivo, é tão importante saber quais são as melhores opções. Assim, você consegue escolher os que mais se encaixam no seu propósito.

Então, hoje nós falaremos um pouquinho sobre definição muscular e quais as melhores opções de produtos para esse objetivo. Vamos lá?

Primeiramente, o que é definição muscular?

Nós sempre ouvimos falar em corpo definido, mas você sabe, exatamente, o que é definição muscular? Algumas pessoas acham que significa ter os músculos durinhos, sem flacidez. No entanto, isso é tonificação muscular. Por conceito, a definição é fazer com que os músculos apareçam e, para isso, é preciso reduzir o percentual de gordura corporal.

Sendo assim, o processo de definição muscular consiste em queimar gordura para que apareça o contorno da musculatura. Dessa maneira, não basta apenas emagrecer, é necessário ter uma boa quantidade de massa muscular. Por esse motivo, quase sempre é necessário fazer a hipertrofia primeiro para, então, começar a perda de gordura com o objetivo de definição.

Além disso, é superimportante contar com o acompanhamento de um nutricionista e de um educador físico. Esses dois profissionais vão assegurar que você está no caminho certo, ok? Isso porque podem acontecer dois “probleminhas”.

O primeiro é a pessoa ganhar massa muscular e não perder gordura, o que fará com que o corpo não fique definido. O outro é emagrecer demais sem ganhar volume nos músculos. Dessa maneira, a definição muscular também não aparece, já que a musculatura não está trabalhada o suficiente para que o seu contorno seja visto.

Definição muscular: qual o papel da alimentação?

Independentemente do seu objetivo físico, a alimentação é algo primordial. Na definição muscular, isso não é diferente. O planejamento alimentar, junto ao treino, fará a diferença para a obtenção do resultado tão esperado.

Vamos dar o exemplo do tópico anterior: se a pessoa só se preocupa em cortar carboidratos e fazer aeróbicos, provavelmente, emagrecerá sem definição muscular. Ainda há outro caso, que é quando o indivíduo consome uma dieta hipercalórica e faz apenas musculação, sem o aeróbico. Acontece, então, a hipertrofia, mas não a perda da gordura. Dessa maneira, os músculos também não aparecem.

Resumindo: não adianta apenas treinar na academia achando que vai ficar com vários gominhos na barriga. É preciso ter uma dieta elaborada para a definição. Isso você conseguirá com o acompanhamento de um nutricionista, pois cada pessoa responde à alimentação de uma forma.

Somente esse profissional é capaz de adequar as necessidades nutricionais aos seus objetivos. Além disso, ele também orientará quanto aos suplementos alimentares que podem ajudar na missão. Portanto, tenha-o como o seu melhor aliado, viu?

O que fazer para alcançar a tão esperada definição muscular?

Bom, agora que você já sabe como acontece o processo de definição do corpo, bora lá correr atrás do resultado? Para começo de conversa, falamos que não é fácil, mas não se assuste. É totalmente possível e você pode contar com a nossa ajuda!

Veja agora algumas de nossas dicas:

  1. Ajuste o treino;
  2. Tenha uma alimentação equilibrada;
  3. Faça a suplementação adequada;
  4. Durma bem;
  5. Mantenha a disciplina.

Bora analisar o que significa cada uma delas?

1. Ajuste o treino

Quando você tem um objetivo tão específico, como a definição muscular, é preciso adequá-lo ao seu treino. Isso porque algumas atividades físicas são mais eficazes do que outras para alcançar os resultados esperados.

Nesse caso, como a aparência dos músculos está diretamente ligada à baixa camada de gordura debaixo da pele, é preciso aliar duas modalidades: uma para ganhar massa muscular, caso não tenha, e outra para perder gordura. Sendo assim, é importante fazer treinos de força (para manter o tônus muscular) e aeróbicos.

A seguir, confira algumas atividades que são ótimas para quem quer perder gordura:

  • Corrida;
  • Funcional;
  • HIIT;
  • Natação;
  • Caminhada;
  • Boxe;
  • Futebol;
  • Dança;
  • Entre outras!

Uma dica valiosa para perder gordura de maneira eficaz é praticar aeróbico logo após a musculação. Pois é isso mesmo!

Preste atenção que a gente já vai explicar o porquê disso: o nosso corpo tem uma reserva de energia chamada glicogênio, que é utilizada durante os exercícios. Se você começa praticando a musculação, o organismo utilizará a reserva de glicogênio. Então, quando iniciar o aeróbico, o corpo precisará recorrer à outra reserva de energia: a gordura corporal.

Dessa maneira, você potencializa a queima de gordura e a definição aparece mais rápido. Sacou?

2. Tenha uma alimentação equilibrada

Como dissemos, a alimentação, assim como o treino, é parte fundamental para a definição muscular. Mas, você sabe o que priorizar, nesse caso? Bom, se a intenção for a perda de gordura, é preciso que haja um déficit calórico. Ou seja, comer menos calorias do que se gasta.

Entretanto, essa adequação deve ser muito bem feita, pois consumir nutrientes de menos fará com que o seu organismo entre em catabolismo muscular. Isso significa que ele perderá massa magra, o que não é legal e nem corresponde ao objetivo, né?

É comum que as pessoas cortem carboidratos no processo de definição muscular. Entretanto, se você também precisa ganhar massa muscular, essa pode não ser uma boa ideia. Seu músculo precisa da energia dos carboidratos para trabalhar direito.

Já as proteínas são grandes conhecidas das pessoas que treinam. Afinal, são elas a base da reparação e da construção dos músculos. Elas agem como tijolinhos, recuperando e aumentando a massa muscular. Portanto, são fundamentais para o ganho e para a manutenção dos músculos.

Ainda, não podemos nos esquecer das gorduras boas, que agem como anti-inflamatórios naturais, ajudando na recuperação muscular, e favorecem a queima de gordura. Sim! Parece contraditório, mas, para a gente perder gordura, é preciso comer gordura boa! Com moderação, obviamente. Mas isso o nutricionista encaixa certinho no seu plano alimentar.

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Não se esqueça de consumir os micronutrientes: vitaminas, minerais e fibras. Eles são imprescindíveis para regular o organismo e fazer com que toda a engrenagem do funcionamento do corpo trabalhe direitinho. Portanto, frutas, verduras e legumes também devem fazer parte do cardápio, ok?

Por fim, faça boas refeições pré e pós-treino, pois são elas que darão energia e nutrientes importantes para a recuperação e para a construção muscular.

3. Faça a suplementação adequada

Sabemos que, em um mundo ideal, nós conseguimos fazer todas as refeições exatamente de acordo com as necessidades nutricionais e o objetivo que pretendemos alcançar. Entretanto, a realidade não é bem assim.

Muitas vezes, a quantidade de alimentos que precisamos ingerir é maior do que aquela que conseguimos comer, principalmente por causa da correria do dia a dia. E é aí que entra a suplementação.

Os suplementos alimentares nada mais são do que nutrientes e outras substâncias concentrados e apresentados de uma maneira mais fácil de consumir, como bebidas, cápsulas, comprimidos etc. Assim, além de serem mais práticos de ingerir, aqueles que possuem uma boa qualidade, como os da Mais Mu, podem fazer a diferença nos resultados.

4. Durma bem

Se você pensa que já acabaram os hábitos necessários para definir o corpo, aí é que se engana! Dormir bem é algo fundamental e que muita gente esquece. Saiba que noites mal dormidas podem sabotar o seu projeto de definição muscular.

Quando a gente dorme, o organismo passa a fazer as suas regulações e reparações a fim de deixar você novinho em folha no outro dia, incluindo a recuperação e a reparação muscular. Além disso, durante o sono, o corpo produz o hormônio do crescimento, que também é responsável pela síntese proteica.

Por essa razão, se você não dorme bem, o organismo não consegue fazer esse trabalho e, consequentemente, o objetivo de ter músculos definidos demorará mais para ser alcançado. Daí, você pode estar se perguntando: “É preciso dormir as 8 horas por dia mesmo?”.

Na verdade, o que vale é a qualidade do sono. Você pode dormir por 8 horas e ser insuficiente ou dormir por 6 horas e acordar superbem e descansado. Então, se você é do tipo que levanta doido para voltar para a cama, pode ser que o seu sono não esteja tão legal.

A seguir, separamos algumas dicas para melhorar essa questão do sono:

  • Faça refeições leves antes de dormir, pois a digestão pesada pode perturbar o sono;
  • Crie um ambiente aconchegante e propício, sem ruídos, com pouca ou nenhuma luz, e temperatura agradável;
  • Desligue o smartphone e outros dispositivos que possam prender a atenção;
  • Faça algo relaxante, como ler um livro ou ouvir uma música calma.

5. Mantenha a disciplina

A constância é algo fundamental para obter qualquer resultado na vida. Por mais que o dia a dia seja um pouco complicado, não se deixe abalar e retome à rotina de dieta, treino e sono, mas sem ficar bitolado ou bitolada, ok?

Ah, não se esqueça de estabelecer metas reais. Aquela blogueira ou celebridade que ficou extremamente definida em poucos meses não deve ser parâmetro. Lembre-se de que cada organismo reage de uma maneira. Você pode fazer as mesmas coisas que seu colega e ter resultados mais rápidos ou não.

Produtos para a definição muscular: confira as melhores opções

Se você chegou até aqui, deve estar com muita curiosidade em saber quais são os melhores produtos para a definição. Pode se tranquilizar, pois chegou o momento. Veja agora alguns dos suplementos mais indicados para quem quer trincar o abdômen e desenhar o corpo:

  1. Whey Protein;
  2. Termogênico;
  3. Creatina.

1. Whey Protein

O whey é um dos suplementos mais conhecidos quando pensamos nos fortões e fortonas de academia, né? Mas, é importante destacarmos que ele não serve apenas pra essa galera!

Ele é uma proteína retirada do soro do leite e transformada em pó para o preparo de bebidas ou, até mesmo, em um drink pronto para beber. E se todo mundo precisa de proteínas, logo, todos podem consumir o whey sem problemas.

Para quem quer definir o corpo, ele pode ser um ótimo aliado. Lembra que falamos sobre a importância das proteínas na reparação e na construção dos músculos? Então, o whey pode ajudar a atingir a quantidade necessária desse nutriente de uma maneira prática e muito gostosa!

Pense bem. O que é mais fácil de fazer e consumir: um bife ou um copo de shake? O segundo, né? Além do mais, a digestão e a absorção são mais rápidas, o que deixa a gente sem aquela sensação de peso no estômago, sabe?

Outra dica legal de destacar é que dá para fazer receitinhas com whey, e não apenas shakes. Bolos, biscoitos, sorvetes e outras delícias saudáveis ficam ainda mais saborosas quando têm o suplemento na lista de ingredientes. Aqui na Mais Mu, inclusive, temos várias opções de sabores de whey e você pode escolher à vontade qual o seu preferido.

Termogênicos

Os termogênicos são produtos que contêm substâncias que aceleram o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura corporal. Alguns deles elevam a temperatura do nosso corpo, o que faz com que o organismo gaste mais calorias. Já outros, agem deixando o corpo mais ativo e disposto, não economizando calorias na hora dos exercícios. Ou seja, dão aquele gás para treinar.

Sendo assim, os termogênicos ajudam na definição, já que também auxiliam na perda de gordura. Aqui na Mais Mu nós também temos esses produtos como opção para definição corporal: é o caso do Termugênico Muke e do Exquenta! Então, se você ainda não conhece, vai lá ver!

Creatina

A creatina é uma amina, um componente presente nas fibras musculares. Ela potencializa a energia, dá mais disposição nos treinos — principalmente, nos exercícios curtos e intensos —, e ajuda a melhorar o desempenho. Sabe quando você precisa reunir forças para levantar na bike de spinning, por exemplo?

Então, essa substância é que o ajuda a ter esse pique. Para quem quer definir o corpo, quanto mais eficiente o treino, melhor. Sendo assim, é interessante ter bons níveis de creatina no organismo, né?

A gente até consegue manter uma taxa suficiente para as atividades do dia a dia, já que o nosso fígado produz creatina e alguns alimentos a contêm. Entretanto, não é o bastante para quem treina.

Para conseguir o nutriente somente através da alimentação, é preciso consumir grandes quantidades de alimentos que são fontes dessa substância, como carnes, peixes, ovos e fígado. Porém, você também tem a opção de suplementar a creatina para alcançar os níveis adequados do nutriente no organismo.

Como você pôde ver, para definir o corpo, é preciso aliar comida saudável, treino específico e bons hábitos de vida. Além disso, é possível contar com os produtos para definição, que ajudam a alcançar o objetivo de forma mais rápida e eficiente.

E aqui vai uma super dica para você encontrar todos os produtos para definição muscular: lá na nossa lojinha, nós temos categorias divididas por objetivos. Então, se você ainda não conhece nosso site, corre lá pra ver!

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