Como criar hábitos saudáveis? 4 dicas para começar o ano novo com tudo!

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Todo mundo quer começar o ano com mais qualidade de vida. Mas não adianta querer resolver tudo em janeiro e fevereiro. O ano é longo e é preciso dar um passo de cada vez. Ao longo do texto, vamos explicar como criar hábitos saudáveis em sua vida.

Ah, não se sinta mal se você só começar, de fato, a fazer algo a respeito depois do Carnaval, que é quando o ano começa de verdade para muita gente. Aproveite para descansar enquanto pode e, depois, mantenha o foco com nossas 4 dicas práticas!

1. Estabeleça metas alcançáveis

Proponha-se a obter resultados que sejam realmente possíveis para sua vida. Por exemplo: querer levantar às 5h se você não consegue ir dormir antes da meia-noite pode ser prejudicial. Afinal, o corpo precisa de 7 a 8 boas horas de sono. Também não dá para querer perder 30 kg em um ano se o tempo para fazer exercícios é escasso.

Como falamos, dê um passo de cada vez. Se seu objetivo é perder peso, foque a perda de cada quilo. Se você quer aproveitar melhor o dia, procure levantar 15 minutos mais cedo na primeira semana, meia hora antes na semana seguinte, e assim por diante. Mudar os hábitos radicalmente pode dar certo no começo, mas o chamado efeito rebote chega uma hora e pode nos levar de volta à estaca zero.

2. Crie uma rotina de exercícios

Para quem deseja entrar em forma, é fundamental ter uma rotina de exercícios. Também é recomendável começar devagar, pouco a pouco, mas com a consciência de que praticar atividades físicas uma vez a cada 10 dias, por exemplo, não surtirá efeito.

Antes de se matricular na academia, contratar um personal trainer ou comprar um novo tênis de corrida, olhe para a sua agenda e identifique os dias e horários em que você vai, de fato, ter condições de se exercitar. É importante se organizar para que, além de ter tempo de fazer tudo o que se propõe, você tenha a tranquilidade necessária na hora de movimentar o corpo e se alimentar corretamente após os exercícios.

3. Substitua alimentos por opções mais saudáveis

A dica vale para todo mundo: ter uma alimentação saudável é a base de tudo. Quem come bem, dorme melhor. Além disso, tem um rendimento mais significativo no trabalho, nos estudos e até nos exercícios físicos. A consequência disso é uma vida com mais disposição, saúde e energia.

Para quem consome muitos alimentos industrializados, gordurosos ou com altos níveis de açúcar, essa é uma mudança difícil, mas que deve ser feita pouco a pouco. Não substitua todos os ingredientes do seu prato de uma vez.

Por exemplo: se você costuma comer sanduíches, primeiro troque o pão branco pelo integral, mas mantenha o recheio de sempre. Depois, troque o queijo comum por ricota ou outra opção mais saudável, e assim por diante. Não se esqueça: um passo de cada vez.

4. Tenha momentos de lazer e relaxamento

A saúde mental é essencial. Não adianta se cobrar para ser mais produtivo, manter o corpo saudável e comer bem sem ter momentos de pausa para relaxar. Ler um bom livro, assistir a um filme ou a uma série que você curte, ouvir música e sair para papear com os amigos também entram na fórmula de uma vida saudável. Desligue-se das preocupações por algumas horas, mesmo em dias úteis.

Para finalizar, uma reflexão: o início do ano é uma época em que a gente se planeja para viver melhor e alcançar metas, o que é ótimo. Porém, é preciso manter o foco durante os meses seguintes para que o resultado apareça! Quando se pensa em como criar hábitos saudáveis, é necessário entender isso antes de qualquer coisa.

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