Confira os 5 maiores benefícios da meditação para a saúde e o bem-estar

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Os benefícios da meditação são tantos, mas tantos — para o corpo e para a mente — que a gente teve até dificuldade de fazer esta lista! Embora muitas pessoas pensem que apenas os monges sejam capazes de manter tamanha concentração, a verdade é que qualquer um de nós, meros mortais, pode se dedicar a essa prática, que é bastante favorável à saúde.

Entre os tipos de meditação, destacam-se Yôga, Meditação Budista, Zazen, Hare Krishna, Transcendental, Tântrica, mas há diversas outras modalidades. Muito mais do que um modismo, os benefícios da meditação já vêm sendo estudados — e comprovados — pela ciência, como explicamos na sequência deste artigo.

Pronto para saber mais? Respire fundo e continue a leitura!

5 benefícios da meditação

A seguir, vamos listar alguns dos benefícios mais importantes da meditação para a saúde e o bem-estar, como:

  1. Redução de estresse;
  2. Melhora dos relacionamentos;
  3. Aumento da imunidade;
  4. Melhora da qualidade do sono;
  5. Aumento da criatividade.

Olha só quanta coisa boa! Bora falar sobre cada um deles?

1. Redução do estresse

Quem não quer viver menos estressado, né? Pois esse é um dos principais benefícios da meditação. Conforme o dia vai passando, nossa mente vai trabalhando e se sobrecarregando com informações, dados, conversas, conflitos, problemas a resolver, perguntas não respondidas e uma série de outras situações que levam ao cansaço mental e físico.

Ao praticar o esvaziamento da mente de forma a viver o agora, os problemas vão sendo deixados de lado, o que ajuda a reduzir o estresse e a recarregar as baterias para novos desafios.

2. Melhora dos relacionamentos

Benefício diretamente ligado ao item anterior, a melhora dos relacionamentos é uma consequência natural de uma pessoa que vive de forma menos estressada. A maior tranquilidade para lidar com conflitos e situações tensas em família, no trabalho e até mesmo com o crush (quem nunca?) é outra vantagem de praticar a meditação.

3. Aumento da imunidade

Um estudo da UC Berkeley, nos Estados Unidos, demonstrou como as funções imunológicas podem ser impactadas positivamente pela prática da meditação mindfulness. Foram descobertos aumentos significativos nos anticorpos contra a gripe comum, a partir de testes feitos com grupos específicos. Mas tem que se vacinar mesmo assim, tá?

4. Melhora da qualidade do sono

Já outro estudo, desenvolvido por pesquisadores americanos, em 2015, mostrou que a meditação também ajuda a dormir melhor, especialmente no caso dos idosos. Entre as conclusões dos especialistas está o fato de que a meditação pode ser introduzida em pessoas de mais idade como uma solução de curto prazo para remediar distúrbios moderados de sono.

5. Aumento da criatividade

Alguns tipos de meditação também são reconhecidos por sua capacidade de aumentar a criatividade de seus praticantes. Mais um estudo, este conduzido nos Países Baixos, em 2012, revelou que os praticantes da chamada meditação de monitoramento aberto se sentiam mais estimulados a desenvolver pensamentos divergentes, o que é considerado um fator-chave para incentivar a criatividade. Ou você acha que os Beatles não brigavam?

Benefícios da meditação: por que aliá-la aos exercícios físicos?

Também tem sido pesquisada a relação entre exercícios e meditação e o que se descobriu até o momento é que uma pode ajudar a outra. A prática frequente de atividades físicas — desde que realizadas com concentração total, sem distrações como leitura, música ou TV — impacta positivamente a realização das sessões de meditação, com maior aprofundamento no estado de relaxamento mental.

Além disso, sessões que unem ambas as atividades têm sido desenvolvidas por alguns grupos, com 30 minutos dedicados a exercícios aeróbicos e outros 30 direcionados à meditação. Assim, trabalha-se tanto a saúde física quanto a mental em um momento único.

Esperamos que você tenha curtido o artigo e entendido um pouquinho sobre os benefícios da meditação! Uma boa alimentação aliada a exercícios físicos regulares e à prática do esvaziamento mental trazem grande melhoria para a saúde como um todo.

O artigo acabou, mas você pode continuar com a gente! Confira nosso post sobre tipos de exercícios físicos.

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